quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pink Floyd - Another Brick In The Wall

Das músicas do Pink Floyd, acho que Another Brick In The Wall está entre as mais fáceis de entender. Não é preciso muita artimanha ou até mesmo pesquisar sobre seu significado para entender a mensagem, a menos que você queria se aprofundar. É só preciso de atenção. Pink Floyd é assim, é preciso de atenção. Como já disse um amigo meu, existe dois tipos de pessoas: as que gostam de Pink Floyd e as que nunca pararam pra escutar. Bom, mas vamos lá, sempre tem aquela pessoa que não domina muito bem o inglês ou que tem mais dificuldade. Ou simplesmente aquela que quer saber certinho o que a música quer dizer, seu contexto e sua história. Começamos então com este clássico.
Postei o vídeo do filme, The Wall, que é pra ilustrar melhor o que significa. E a parte que mais acho que seja a mais relevante é  quando o professor humilha o menino na classe, quando este está com um caderninho nas mãos e o professor, autoritário, pega o mesmo e diz para a sala: "Poemas, turma! Poemas!" e a sala, então, ri do menino. Já dá pra perceber que é uma crítica a professores extremos e autoritários, né? E o maior fato da música, é o coral. A música é cantada no refrão por um coral de crianças inglesas. O que torna a música ainda mais pura e digna de ser hoje um dos maiores hinos do rock clássico/progressivo mundial.
Vamos então para a letra e algumas observações.
A música é "segregada" em três partes. "Another Brick In The Wall Part 1.", "Another Brick In The Wall Part 2.", "Another Brick In The Wall Part 3." E ainda entre essas três partes, há uma outra música, que ainda se liga ao contexto de Another Brick In The Wall, e até é retratada no filme, como se fosse uma música só. "The Happiest Days Of Our Lifes".
(Você pode ouvir a música completa, com as três partes, aqui - acho que é até melhor para acompanhar a tradução: http://www.youtube.com/watch?v=dabH45Af2bo)

"Another Brick In The Wall Part 1" :
Papai voou através do oceano,
Deixando apenas uma memória,
A foto no álbum da família,
Papai, o que mais você deixou para mim?

Pai, o que mais você deixou para trás para mim?
Foi tudo apenas um tijolo na parede,
Tudo foram apenas tijolos na parede.
Bom, podemos tirar dessa primeira parte que: o pai ter "voado através do oceano, deixando apenas uma memória, a foto no álbum da família" quer dizer que o pai do menino viajou, "voar através do oceano" nos dá a ideia de viagem de avião. O pai do menino viajou, foi embora, e "ter deixado apenas uma memória, a foto no álbum da família" faz alusão ao isolamento do menino, a solidão. O pai foi embora e não levou o filho nem a esposa junto. Essa viagem é a ída do pai à guerra.
(Pode parecer confuso falar do pai ter abandonado o filho em uma música que fala sobre o autoritarismo de professores, mas é que Pink Floyd é essência. Suas músicas muitas vezes se interligam, às vezes até se complementam. Para entender melhor, assista ao filme "The Wall", com uma base de senso crítico e interpretações, conseguimos entender melhor. No filme, o menino que constrói o seu próprio muro, se afasta da sociedade e as ligações pessoais. Bom, não vamos entrar nessa questão. Mas é só para entenderem o porquê do "muro". O qual é citado em várias músicas, como por exemplo em "Hey You" e "Mother".)
"The Happiest Days Of Our Lifes":
Você! Sim, você! Fique parada, senhorita!" - diz o professor, à uma aluna.

Quando nós crescemos e fomos para a escola
Haviam certos professores
que machucavam as crianças de qualquer forma possível
Zombando de qualquer coisa que faziamos
E expondo qualquer fraqueza
Tão bem escondida pelas crianças
(gargalhada mecânica)
Aqui entra então o diálogo, na verdade o monólogo, do professor. Quando ele toma do menino seu caderno e zomba de seu poema para a classe toda. 
 O que temos aqui, rapaz?
Rabiscos misteriosos?
Um código secreto?
Não - poemas, nada menos. Poemas, classe!
O rapaz se acha um poeta!
Então recita o poema do menino:

  
"Dinheiro, volte.
Eu estou bem, Jack, mantenha suas mãos fora do meu monte.
Carro novo, caviar, sonhos acordados de quatro estrelas.
Acho que comprarei um time de futebol para mim."

O professor tira sarro do poema do aluno, que, na verdade, são trechos da música "Money", um dois maiores sucessos do Pink Floyd. O que faz sátira com a reprovação do professor, que diz que o poema é um lixo, quando na verdade poderia se tornar uma das maiores músicas de rock. Acaba tirando o incentivo do garoto.
Continuação da fala do professor, que o critica e fala para voltar a fazer o trabalho e prestar atenção na aula de matemática:

Absolutamente um lixo, rapaz!
Vamos em frente com seu trabalho!
Repita comigo:
Um acre é a área de um retângulo ...

Mas na cidade era bem sabido
Que quando eles iam para suas casas a noite
Suas gordas e psicopatas esposas esmigalhavam
Cada pedacinho da vida deles.
Essa já é a última parte dessa música, que dá continuidade no "Another Brick In The Wall,  Parte 2", indo direto para o refrão. É uma forma bem direta de dizer que a vida pessoal desses professores era miserável. A citação de esposas gordas e psicopatas esmigalhando cada pedacinho da vida não acho eu que seja muito abstrato. Imagine... eles voltam para a casa e suas mulheres já não são atraentes, já não são queridas, engraçadas, não os fazem bem. Aquela história de que "ah, o professor está mal humorado hoje porque não come ninguém há séculos". Então. 
"Another Brick In The Wall, Part 2":
Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nenhum humor negro na sala de aula
Professores, deixem essas crianças em paz!
Ei! Professores! Deixem essas crianças em paz!
Em suma, é apenas um outro tijolo no muro
Em suma, você é apenas um outro tijolo no muro
"Outro tijolo no muro", quer dizer: a criança já estava criando seu muro, lembram? O pai ter abandonado ela, ela passando já por várias crises que a levavam à uma única saída: isolar-se do mundo. Criar seu muro. E o professor era mais um desse muro. O jeito com que ele trata as crianças, o jeito rude, só a faz apavorar-se mais e querer isolar-se ainda mais.   

Nós não precisamos de nenhuma educação
Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento
Nenhum humor negro na sala de aula
Professor, deixe essas crianças em paz
Ei! Professor! Deixe essas crianças em paz
Em suma, é apenas um outro tijolo no muro
Em suma, você é apenas um outro tijolo no muro

"Errado, faça de novo!"
"Errado, faça de novo!" - Mais uma vez reforçando a atitude cruel dos professores. A pressão exercida na cabeça das crianças.
"Se você não comer carne, você não pode ter qualquer
pudim. Como você pode ter pudim se você não comer carne?"
"Você! Sim, por trás da bicicleta, parado, senhor!"

A música então é seguida por gritos e barulhos de coisas se quebrando, principalmente vidros. É a alusão a revolta das crianças, o cansaço com a tirania, a vontade de se liberar contra as atitudes do professor, de quebrar os equipamentos da escola. Os barulhos dos vidros são as janelas sendo quebradas, que nos remete a liberdade. E um dos marcos principais é o solo. Que não tem muito a ver com interpretação, apenas é bonito. Bonito? Genial. Vale a pena citar. Um dos maiores feitos do rock. 

"Another Brick In The Wall, Part 3" (Final) 

Eu não preciso de braços ao meu redor
E eu não preciso de nenhuma droga para me acalmar.
Eu vi a escrita na parede.
Não pense que eu preciso de alguma coisa.
Não! Não acho vou precisar de nada.
Ao todo, foi tudo apenas tijolos no muro.
Ao todo, vocês eram todos só mais tijolos na parede.
Segue da fase da "rebeldia". Os alunos querendo se manifestar contra aquelas atitudes. Braços ao redor: proteção. Eles não precisam de proteção, como se precisassem de proteção por estarem saindo do controle, eles não acreditam que estão saindo de controle, como se isso fosse algo ruim, apenas não estão conformados com as injustiças. 
 Droga para acalmar: remédio. Como se eles estivessem loucos, doentes etc. Mais uma vezes, eles não precisam. No final, ele diz que não precisa de nada. Nem remédios, nem proteção. Ao todo, no final, tudo foi só tijolos na parede. Ele se conforma com finalizar isolando-se, aumentando a altura do seu muro, distanciando-se ainda mais das relações com a sociedade.

40 comentários:

  1. O Professor fala inglês com sotaque alemão, vocês repararam? Prestem atenção aos "R" e aos "W"!

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    1. O videoclipe tem referências fortes a 2a guerra também.

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    2. Na verdade era para ser um sotaque escocês

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  2. acredito eu que esta musica tem uma relação mais profunda com o panoptismo. a parte da escola principalmente, a alienação o controle dos pensamentos, a transformação da criança de individuo para sociedade. acredito eu que outro tijolo no muro nao tem a ver com seus sentimentos e sim com essa descaracterização da criança como individuo e se tornando "massa", sociedade. foi a impressao que tive, andei pesquisando a respeito pra ver se eu estava certo mas nao achei nada a respeito.

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    1. Eu tbm interpretei dessa maneira :))

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    2. Há anos que escuto essa música e sempre a interpretei como você Matheus.

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    3. sim, também interpretei dessa forma, ate pelo vídeo, as crianças numa "fábrica" e a alusão à "massa" seria a parte que eles caem de uma esteira e são triturados formando literalmente uma massa.

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    4. Justamente isso mesmo, a sombra do martelo (anologia fascista) e a foice (anologia socialista) em sombra,as crianças diferentes todas com rotos iguais... remete a escola Doutrinadora, que prepara o indivíduo conforme ao que o estado quer.

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  3. muito legal a interpretação dessa música, valeu :)

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  4. Acredito que a música também faz referência ao muro de Berlim.

    E mais a fundo é uma crítica a educação inglesa comparando esta com a educação nazista.

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  5. É uma crítica a regimes autoritários que querem podar os jovens e doutriná-los para dar continuidade nas suas regras e serem apenas outro tijolo no muro.

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  6. É uma crítica a regimes autoritários que querem podar os jovens e doutriná-los para dar continuidade nas suas regras e serem apenas outro tijolo no muro.

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  7. Acredito que a música também faz referência ao muro de Berlim.

    E mais a fundo é uma crítica a educação inglesa comparando esta com a educação nazista.

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  8. Esses artistas fazem toda essa encenação, ao invés de falar logo da doutrinação comunista, para que todo mundo intenda logo, mas não
    Para quem tem conhecimento sobre o comunismo é fácil, mas pra quem é leigo no assunto aí fica viajando nessas músicas achando td enigmático

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    1. Doutrinação comunista shahshashahshashahsahshahsahshahshashasa, da pra ver que tu sabe o que é comunismo e da pra ver que tu esta super ligado no contextto histórico da musica e o que pink Floyd faz menção.

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  9. Quando essa música foi feita , se expressar era crime , então subliminar era a solução , agora fazer uma música subliminar com essa perfeição aí , só o pink MSM hehe , lembra porque Raul foi banido do Brasil ?

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  10. Quando essa música foi feita , se expressar era crime , então subliminar era a solução , agora fazer uma música subliminar com essa perfeição aí , só o pink MSM hehe , lembra porque Raul foi banido do Brasil ?

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  11. Critica ao comunismo, a doutrinacao marxistas nas escolas. Ele fala de sociedade livre, sem a manipulacao do Estado.

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    1. pra começar o comunismo visa e propicia o FIM do estado e a liberdade e igualdade para todos. Marx defende o FIM da luta de classes que é a causa de toda desigualdade em que vivemos atualmente, e por fim, se existisse doutrinação marxista nas escolas, os alunos no minimo saiam do ensino médio sabendo o que é mais valia e não falariam metade das merdas que tu conseguiu escrever em uma frase. Doutrinação capitalista é o que a sociedade impõe para todos e vende como o ideal, ta bem longe de ser bem comum.

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    2. Realmente uma crítica ao socialismo e ao comunismo! Olhe a sombra quando as crianças são trituradas mostra a foice e o martelo nas sombras,enfim crianças se tornado massa de manobra para governos totalitários implementação da total tirania de esquerda

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    3. Théfy querendo exaltar Marx, meu amigo, coloca na sua cabeça que socialismo e comunismo não deram certo em lugar nenhum no mundo, e Marx não passou de um vagabundo sustentado pela mulher e pelo amigo Friedrich Engels com ideias escrotas e idiotas na cabeça, leia a historia de vida dele que verá. Essa falacia de comunismo/socialismo já morreu, não se sabe de pessoas querendo entrar em Cuba ou Corea do Norte, já nos EUA precisa de um muro para acabar com a invasão do Mexico...finish

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  12. Théfy
    Temos que cair na real.
    Não conceitue o comunismo, pela teoria que os livros de Marx propõe, mas sim pelo histórico dos países que escolheram ser comunistas.
    Que liberdade, se os países que o adotaram, tiveram que estabelecer a ditadura pra tornar possível essa forma de governo, disfarçado em Estado, e não dizer que é o fim do mesmo.
    Que igualdade, se esses tais ditadores e suas famílias têm regalias, se comparadas a vida da sua população oprimida por essa ditadura. É só olhar para o passado de Cuba. Nunca houve igualdade para todos entre Fidel Castro e sua família e o povo, caracterizando disfarçadamente diferenças de classes.
    Não é atoa que o comunismo está se extinguindo. A idéia de Marx inicialmente é boa, mas insustentável qdo tem de ser aplicada pelo próprio ser-humano, com todo o potencial de maldade que reside no nosso interior; na qual a solução seria Deus, mas a busca dEle é uma das muitas proibições que esse regime ditador adota. Assim, fica insustentável partir em defesa do comunismo. A tendência é que a quantidade de pessoas que o fazem, como vc, diminua cada vez mais. Aceite, é um fato, e contra isso não há argumento.

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    1. cara e o mesmo q eu penso. o negocio e na pratica no papel e tdu muito lindo esta estoria d igualdade mas na pratica.... nao e bem assim q acontece...

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  13. Théfy
    Temos que cair na real.
    Não conceitue o comunismo, pela teoria que os livros de Marx propõe, mas sim pelo histórico dos países que escolheram ser comunistas.
    Que liberdade, se os países que o adotaram, tiveram que estabelecer a ditadura pra tornar possível essa forma de governo, disfarçado em Estado, e não dizer que é o fim do mesmo.
    Que igualdade, se esses tais ditadores e suas famílias têm regalias, se comparadas a vida da sua população oprimida por essa ditadura. É só olhar para o passado de Cuba. Nunca houve igualdade para todos entre Fidel Castro e sua família e o povo, caracterizando disfarçadamente diferenças de classes.
    Não é atoa que o comunismo está se extinguindo. A idéia de Marx inicialmente é boa, mas insustentável qdo tem de ser aplicada pelo próprio ser-humano, com todo o potencial de maldade que reside no nosso interior; na qual a solução seria Deus, mas a busca dEle é uma das muitas proibições que esse regime ditador adota. Assim, fica insustentável partir em defesa do comunismo. A tendência é que a quantidade de pessoas que o fazem, como vc, diminua cada vez mais. Aceite, é um fato, e contra isso não há argumento.

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  14. ROGER WATERS critica o governo, que "TREINA PROFESSORES" para que estes venham "TREINAR AS CRIANÇAS", alienando-as, e fazendo-as acreditarem que o seu país deve ser "MELHOR" do que os demais.

    ROGER WATERS perdeu o pai na 2ª Guerra Mundial, o Sr Erick Fletcher morreu na 2ª Guerra Mundial.

    * (Eric Fletcher Waters (1913 — 18 de fevereiro de 1944) foi um soldado na Segunda Guerra Mundial. Ele foi o pai de Roger Waters, um baixista e compositor britânico da banda Pink Floyd. Eric Fletcher Waters foi a maior influência em sua composição, apesar de não ter conhecido o seu filho (Roger) a partir dos cinco meses. Pouco se sabe sobre ele, exceto nas músicas de Roger Waters, no Pink Floyd.)

    A morte de seu pai revoltou Roger Waters , pois perdeu o seu pai quando era ainda um garoto. A própria ilustração da capa do álbum - THE FINAL CUT (O Corte Final) - mostra um soldado com uma "FACA" encravada nas costas. Isso porque MARGARET THATCHER, a então "DAMA DE FERRO" da Inglaterra, havia prometido que o seu país NUNCA MAIS entraria em guerra. Mas ela não cumpriu com a sua promessa e mandou soldados ingleses para a "Guerra das Malvinas", onde morreram muitos soldados. E por isso, Roger Waters escreveu algumas canções citando o nome de "Maggy" (apelido de Margaret Thatcher).

    ROGER WATERS CRITICA O SOCIALISMO, E AS IDEOLOGIAS POLITICAS QUE SÓ ESCRAVIZAM O SER HUMANO.

    A canção acima em estudo, "ANOTHER BRICK IN THE WALL" fala a respeito da "ALIENAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA". É uma forte critica contra o COMUNISMO / SOCIALISMO /NAZISMO / FASCISMO, e outras formas de manipulação em massa.

    Como a "BASE" para a uma implantação são as CRIANÇAS. Ou seja, é desde a infância que uma ideologia é plantada na cabeça e no coração; Roger Waters escolheu USAR AS CRIANÇAS PARA FAZER O SEU PROTESTO CONTRA O ABUSO DE AUTORIDADE DENTRO DA SALA DE AULA. Vale dizer que o protesto não é contra qualquer tipo de "EDUCAÇÃO". O que está sendo combatido é a MANIPULAÇÃO NAS ESCOLAS, porque na época em que esta canção foi feita, havia muita manipulação nas mentes dos alunos para que eles aceitassem o MARXISMO sem questionar.

    E hoje não é diferente. Muitas escolas e universidades abriram as portas para o MARXISMO / COMUNISMO /SOCIALISMO, e muitos jovens aceitaram as idéias de KARL MARX e ANTONIO GRAMSCI, seu seguidor. Por isso, vemos hoje muitos jovens defendendo as idéias da ESQUERDA COMUNISTA, como se tudo fosse "Um Mar de Rosas".

    Mas, basta estudarmos o que motivou as duas grandes Guerras Mundiais, e saberemos que toda filosofia e ideologia humana, SÓ TROUXE TRAGÉDIAS, FOME, MORTES E DESGRAÇA.

    Sobre o Comunismo, explico mais neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=y2CmPLxV26A

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    Essa foi a minha contribuição a respeito da canção do Pink Floyd.
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    IS THERE ANYBODY OUT THERE ???
    Tem alguém aí do outro lado ???

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    * Junior Omni - 2017
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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Amei a análise da música. Parabéns ao dono do blog.

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  17. Acho que no show de ontem em São Paulo o Roger deu a resposta que todos queriam para essa música, rs...

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  18. A forma do discurso do professor lembra sem dúvida Hitler, que era o símbolo maior de opressão e autoritarismo.

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