segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Eric Clapton - Tears In Heaven



Em 1991, o filho de Eric Clapton, de apenas 4 anos, caiu do 53º andar, uma vez que a empregada tinha deixado a janela aberta. (Sabendo da notícia, a moça teve colapso nervoso e teve até que ser hospitalizada.) Inspirado na morte do filho, Eric compôs Tears In Heaven, segundo ele, a música o ajudara a aceitar a perda. Em 2004, decidiu parar de tocá-la em público, pois achava que era pessoal demais. A mãe do filho se recusou a ouvir a canção. Não tinha intuito de ser publicada, porém acabou se tornando hit internacional. Uma das músicas mais comoventes de Eric, e mais pessoal.

Nota¹: a voz do Eric já é maravilhosa, nesta versão acústica ao vivo creio que esteja mais ainda. Nota²: a base música, os solos, o ritmo da música, é de tocar o coração - sem nenhuma palavra, apenas com as notas musicas do simples violão. Nota³: a música é comovente e belíssima.

Você saberia meu nome
Se eu te visse no Paraíso?
Você seria o mesmo
Se eu te visse no Paraíso?
 Eric expressa o sentimento de que gostaría de reencontrar o filho no paraíso, não apenas uma alma, apenas uma luz, mas o mesmo filho que o acabara de deixar. Aquele que o reconhecesse, soubesse o nome, o chamasse de pai. 
Na parte: "você seria o mesmo" eu juro que escuto "could it be the same"... não sei se é válido postar aqui, pode ser loucura minha.. haha mas talvez as traduções estejam erradas... se for equívoco meu, perdão.  
Preciso ser forte
E continuar
Porque sei que não pertenço
Aqui no Paraíso.
Mas ele aceita  a perda... admite que é preciso ser forte e continuar firme, pois, querendo ou não, ele não está com o filho no paraíso. Está aqui, por enquanto, não pertence ao paraíso, somente à Terra.
 
Você seguraria minha mão
Se eu te visse no Paraíso?
Você me ajudaria a levantar
Se eu te visse no Paraíso?
Mais uma vez, "você seguraria minha mão?" aquele sentimento: você me reconheceria? Seria a mesma coisa, seríamos os mesmos, você jura, filho, que lembraria do meu nome e seguraria minha mão como tinha costume? 
"Me ajudaria a levantar": pois, se encontrasse o filho novamente, conseguiria sair da depressão, da profunda tristeza.
 
Encontrarei meu caminho
Pela noite e dia
Porque sei que não posso ficar
Aqui no Paraíso
Depois da "recaída", imaginando se encontraria o filho novamente e se este o reconheceria, mais uma vez aceita: "tenho que continuar, tenho que superar..." Entende que, dia e noite, ele tem que encontrar um caminho para continuar levando a vida, porque ele não está no paraíso...
O tempo pode te botar para baixo
O tempo pode fazê-lo curvar-se
O tempo pode partir seu coração
Fazê-lo implorar por favor
Implorar por favor

Além do escuro
Há paz
Estou certo
E eu sei que não haverão mais
Lágrimas no Paraíso
Ao passar do tempo você pode se ferrar. Pode acontecer desgraças com você. O destino nos arma cada uma. O tempo vai fazer você sofrer, quebrar seu coração... MAS, por trás de toda a dor, ele tem certeza de que há paz: e que no paraíso não existem lágrimas = não existe dor. 
No paraíso, quando ele encontrar o filho, vai parar de sofrer. 

Você saberia meu nome
Se eu te visse no Paraíso?
Você seria o mesmo
Se eu te visse no Paraíso?
Dizem que só um pai ou uma mãe pode descrever o sentimento que essa música desperta. Todos nós nos comovemos, mas acredito que não chegamos ao nível mais puro da música, tampouco conseguimos extrair a emoção 100% completa que nela está embutida.

4 comentários:

  1. Essa letra é maravilhosa, comovente, digna de Eric Clapton.
    Para poucos e bons ouvidos apreciadores de música de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Só um pai ou mãe, pode extrair uma dor tão grande, que é a perda de um filho, seria muito difícil de continuar em frente, teria que ter muita força para continuar a vida, não seria nunca a mesma pessoa, mesmo que o tempo passasse não curaria a dor, única coisa que nos confortaria, seria ir para o paraíso aonde se reencontraríamos.

    A fé em deus e o paraíso, nos da força para continuar em frente, afinal iriamos todos para lá, aonde não terá dor ou tristeza, apenas alegria.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa música, mesmo não sendo fluente em inglês, a gente assimila e sente a pureza dos sentimentos que flui, que emana do âmago do ser e entende exatamente quando o coração da pessoa sofre o, eu falo com conhecimento de causa, meu filho se foi com 15 anos, é a coisa mais difícil pra aceitar!!

    ResponderExcluir